O que é plástico stretch?

 

O plástico stretch conhecido também como filme stretch é utilizado para imobilizar cargas em cima de pallets ou não, protegendo e conservando os produtos contra fatores externos, como poeira, sujeira, umidade, violação, entre outros. Ele é muito útil para empresas de qualquer porte, pequeno, médio, grande e até mesmo indústrias. Por ser tão importante no dia a dia desses locais é importante que não haja dúvidas sobre seus tipos, utilidade e utilização. Por isso, continue acompanhando esse post e aprenda tudo sobre o plástico stretch.


O que é o plástico stretch?


Totalmente reciclável, o ele é um tipo de embalagem usado para auxiliar na proteção e organização de produtos, sendo indispensável no transporte de objetos paletizados. Como falado, ele mantém a integridade do produto para que ele chegue até o destino sem problemas como amassados, sujeira, violação, etc.


Ele possui resistência mecânica e alto poder de aderência, se destacando por sua elasticidade de boa fixação. Com isso, ele imobiliza totalmente a carga e se mantém preso a ela, evitando qualquer movimentação ou atrito entre os objetos embalados e você ainda pode fazer o uso de fitas adesivas para fixar ainda mais a carga. Além disso, ele é resistente ao tempo suportando variações de temperatura sem sofrer qualquer deformação.


Por que utilizar o plástico stretch?


A movimentação de cargas pode causar atrito entre os produtos e chegar a danificá-los. Sendo assim, o plástico stretch serve para manter as cargas firmes e principalmente seguras, evitando futuros danos e prejuízos para a empresa. Além de fixar as cargas, ele as protege de poeira, umidade, danos como perfurações, avarias, sujeira, etc.


Ele ainda pode ser utilizado para armazenar produtos e em toda a logística, otimizando tempo e espaço. Sabemos que a estabilidade da carga é essencial para um deslocamento e armazenamento mais simples e eficaz. Por isso, utilizar o plástico stretch pode ser um grande diferencial para sua empresa, além de evitar qualquer tipo de furto ou adulteração dos produtos.


Quais são os tipos de filme stretch?


Existem diversos tipos de plástico stretch no mercado, variando de acordo com o tipo de aplicação e vantagens. Os principais tipos são:
Filme stretch com tubete: É o modelo mais comum atualmente. O tubete nada mais é do que um tubo de papelão no centro em que o plástico é enrolado. A principal vantagem é o aproveitamento total da embalagem de proteção. Por possuir essa base para suporte a embalagem pode ser utilizada por completo, mesmo a parte mais próxima do tubo.


Filme stretch sem tubete: Ele é uma embalagem de proteção mais econômica, mas nem por isso possui menor qualidade. A economia se dá pelo fato de não possuir o tubete, visto que influencia no peso do plástico.


Plástico stretch preto: Esse produto além da cor diferenciada, também é totalmente opaco. Ele é utilizado para impedir a visualização da mercadoria embalada, sendo uma medida de segurança para evitar furtos ou para simplesmente manter sigilo sobre o produto que está sendo transportado. O ideal é utilizar esse tipo de plástico quando a carga é valiosa, pois é ocultada totalmente. Outro benefício é o fato de oferecer proteção UV para as cargas.


Plástico stretch pré estirado: Esse modelo é produzido já com estiramento, tornando a aplicação ágil e totalmente segura. Com isso é possível gerar ainda mais economia quando comparado ao filme stretch tradicional.


Existe diferença entre ele e outras embalagens?


É importante deixar claro as diferenças entre o plástico stretch e outras embalagens de proteção para evitar qualquer tipo de confusão. Isso porque, por mais que existam produtos parecidos, a utilização é diferente, podendo prejudicar o produto que será embalado.


Filme PVC
Muitas pessoas acabam chamando o filme PVC e o plástico stretch de “plástico filme”, e acabam confundindo na hora da compra. O primeiro é mais utilizado em casa, principalmente na cozinha, para embalar e conservar os alimentos. Já o plástico stretch é utilizado na indústria para proteger e oferecer maior segurança durante o transporte e armazenamento da carga.


Plástico bolha
Ainda que possam parecer óbvias as diferenças, o plástico bolha também possui a função de proteger o produto no momento do transporte, fazendo com que as pessoas relacionem as embalagens. Contudo, o plástico stretch auxilia na segurança durante a movimentação e transporte de carga. Já o plástico bolha protege a mercadoria contra os impactos que podem ocorrer durante o transporte.


Filme Shrink
Além de serem fisicamente parecidos, o filme shrink e o plástico stretch não possuem uso muito distantes, sendo a maior confusão dentre os três. Ambos os produtos servem para unir e fixar os produtos, mas o primeiro embala produtos industrializados como bebidas e o segundo é utilizado em pallets.


Sendo assim, o plástico stretch é uma alternativa totalmente sustentável, visto que é reciclável e ainda oferece segurança para seus produtos. Com isso, o custo acaba se tornando mínimo, perto de toda a economia que ele traz, prevenindo contra sujeiras, pó, violação, temperatura, etc, além de facilitar na hora do armazenamento e deslocamento.

 

O que é isomanta?

 

 

ESTOPACK, A MELHOR SOLUÇÃO EM ISOMANTAS!